domingo, 7 de agosto de 2011

I Seminário Temático FAENTEPRE- Açailândia MA

A Sociedade do século XXI dentro de uma visão inclusiva

A Faculdade Aberta de Filosofia, Teologia, Educação Física e Pedagogia Religiosa- FAENTEPRE, através da coordenadoria do pólo Açailândia SINTRASEMA, realizou neste final de semana o I Seminário Temático: A Sociedade do Século XXI dentro de uma visão inclusiva. 

O objetivo geral deste seminário é conscientizar a comunidade em geral de Açailândia sobre suas responsabilidades no processo educacional da inclusão no século XXI.

Objetivo específico: dotar o corpo docente e discente da instituição de embasamento teórico e metodológico dentro de uma visão de acesibilidade no novo milênio.


Os temas debatidos neste seminário:

  1. Turma de Pedagogia A " A Educação como base para solução das problemáticas sociais"
Esta turma apresentou o Projeto: Educar é preciso, cujo objetivo geral é despertar o interesse do aluno ainda no ensino fundamental pela leitura. O público alvo do projeto será crianças de 4 à 7 anos.

      2.  Turma de Educação Física B " A Educação Física como aspecto inclusivo"

Esta turma apresentou em seu projeto um plano de trabalho a ser desenvolvido dentro da Escola Arenyvya Paulla Tabaiano com as crianças que estão com dificuldades de aprendizagem. O Projeto teria o objetivo de envolver os professores, alunos e gestores para reuniões, palestras, e jogos simples em sala de aula, o que motivariam os alunos e incentivariam eles para a prática de esportes, assim como levar ao gestor público a temática para que o mesmo possa contribuir com o Projeto.

       3.   Turma de Pedagogia B " As minorias e seus direitos sociais e educacionais"

Esta, ressaltou a importância da fiscalização dos direitos da educação bem como a garantia de uma estrutura maior nas escolas.

     4.   Turma de Serviço Social A " O impacto do desenvolvimento no meio ambiente"

Projeto voltado para a comunidade do Pequiá e as indústrias que lá estão. Levantaram a temática da Saúde fragil daquela comunidade e as responsabilidades sociais das empresas e o impacto que elas causam ao meio ambiente da cidade de Açailândia.


   5.   Turma de Pedagogia C " A educação como sustentáculo de uma visão sócio cultural e econômica"

Projeto desta turma foi voltado à família. Ao ensino que nasce dentro de casa. O objetivo geral do projeto foi de conscientizar as famílias quanto a educação que esta está dando aos seus filhos, o futuro de amanhã.

   6.   Turma de Serviço Social B " O meio ambiente e a relação com o desenvolvimento sustentável"

Esta turma retratou a importância de implantação de medidas socio educativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à reciclagem e a valorização e preservação do meio ambiente, principalmente, em Açailândia.

   7.   Turma de Educação Física A " Uma análise dos projetos sócio culturais que visam a inclusão de crianças na fase escolar e modalidades esportivas olímpicas"

Apresentou ao público, diversas modalidades de esportes existentes em nosso município que encontram- se em situações extremas, necessitando de apoio do poder público local e não estão tendo. Sugeriram maior responsabilidade por parte do gestor municipal e enfatizaram que Açailândia tem cultura o que falta é apoio para se desenvolver.